ESTRUTURA PARA TREINAMENTO DE GERENTE COMERCIAL
ESTRUTURA PARA TREINAMENTO DE GERENTE COMERCIAL

Estrutura para treinamento de GERENTE COMERCIAL de odonto…  O gerente dentro de uma CLÍNICA tem uma das maiores responsabilidades, pois comanda o setor comercial e é encarregado de trazer novos pacientes para a clínica.

Ele busca crescer o faturamento da clínica ou repor eficientemente aqueles que saem por motivos de desistência, inadimplência ou conclusão do tratamento.

O gerente é o responsável pelos resultados comerciais, sejam eles positivos ou negativos.

Por isso, é responsabilidade dele gerar leads e banco de dados. Além disso, buscar parcerias é uma estratégia crucial para ampliar as oportunidades de negócio.

Ademais, é necessário pensar em ações que possam atrair potenciais clientes. Entretanto, dar as coordenadas para que a equipe comercial tenha novos leads a serem trabalhados é uma tarefa desafiadora.

Assim, o profissional responsável por essa função desempenha um papel fundamental no crescimento da empresa. Por conseguinte, sua atuação não se limita apenas à geração de leads, mas também abrange a coordenação e orientação estratégica para garantir o sucesso das ações comerciais.

Da mesma forma, o gerente deve buscar sempre o aumento de performance da equipe, alcançando e, até mesmo, superando as metas. O gerente possui várias responsabilidades frente à clínica e sua equipe, as quais veremos com detalhes a seguir.

1. MATERIAIS QUE O GERENTE PRECISA TER ACESSO

❖ Apresentação da clínica.

Um arquivo em PDF, disponível para download na clínica, apresenta a marca da sua clínica. Nele, são destacados elementos como a história, missão, serviços ofertados, premiações e selos de qualidade, bem como os diferenciais e currículos dos profissionais.

Essas informações abrangentes oferecem uma visão completa da clínica e são essenciais para diversos contextos, como apresentações a novos colaboradores, clientes e parceiros.

Um material rico em informações sobre a sua clínica que pode ser utilizado em diversas ocasiões, como apresentar a clínica para um novo colaborador, clientes e também para empresas parceiras. 

❖ Guia Operacional Comercial 

O Guia Operacional Comercial é fundamental ao gerente, pois nele encontram-se todas as operações que movem o setor comercial, como: indicadores comerciais, mídias trabalhadas, planejamentos, contratação e acompanhamento da equipe, atendimento ao cliente, áreas e tratamentos odontológicos, dentre outros assuntos indispensáveis ao conhecimento do gerente.

❖ Guia de Rotinas do Gerente

Este guia apresenta todas as rotinas diárias, semanais, mensais e esporádicas do gerente no setor comercial, bem como, os conhecimentos e materiais que ele precisa ter.

❖ Guia Orientador

Este guia apresenta todas as rotinas do orientador para o cargo. Portanto, essas rotinas são de conhecimento indispensável ao gerente, que é o responsável pela contratação, treinamento e acompanhamento da equipe comercial.

❖ Guia CRC

Este guia tem por objetivo apresentar o trabalho e as rotinas que a CRC deve desenvolver.

Desta forma, assim como o guia do orientador, este é indispensável ao conhecimento do gerente, por ser o gestor e responsável pela equipe. 

❖ Guia Especialidades Odontológicas

Este guia apresenta o funcionamento das especialidades odontológicos, o que inclui os tratamentos odontológicos, Anamnese, protocolo de encantamento métodos de avaliação e orçamento, lançamento no sistema do orçamento, garantia de tratamento, dentre outras informações essenciais ao gerente, que deve entender como tudo acontece na clínica.

❖ Guia Status dos Pacientes

Este guia apresenta os tipos de status do tratamento e contratual do paciente. O conhecimento sobre os status auxilia no acompanhamento dos pacientes, permitindo entender exatamente a situação de cada um deles.

A partir destas informações, poderão ser organizadas ações específicas para cada caso.

❖ Guia Ferramenta de Gestão 

Este guia é um material indispensável ao gerente, pois nele encontram-se informações a respeito de todas as ferramentas de gestão utilizadas na clínica, como planejamento participativo, 5W2H, PDCA, Matriz 2×2,  Agenda Virtual, Sistema de Avaliação de Desempenho (SAD), estilos de liderança e muito mais.

❖ Guia de Planejamento de Metas, 5W2H e PDCA

Este guia apresenta o passo a passo detalhado de como acessar e realizar o planejamento de metas, 5W2H e análise PDCA, sendo estes conhecimentos essenciais para a gestão do gerente comercial.

❖ Guia de Marketing

Este guia apresenta conhecimentos importantes sobre o marketing e seu funcionamento, pois nele constam todos os tipos de campanhas que o gerente pode trabalhar na clínica.

Isso é de grande valia para o entendimento do gerente, que mensalmente deve planejar ações comerciais com o objetivo de gerar novas avaliações para a clínica.

❖ Guia de Mídias Sociais

As mídias sociais são importantes formas de atrair pacientes para a clínica, por isso, é indispensável que o gerente e sua equipe conheçam cada uma delas para planejar as ações comerciais com mais assertividade. 

Neste guia encontram-se informações de grande valor para o gerente sobre as mídias sociais, o que inclui o Facebook, Instagram, WhatsApp e Google, bem como, o papel do assistente de mídias e a realização do atendimento ao cliente por essas mídias.

❖ Materiais de Marketing GGS Place

O Marketing GGS Place é uma plataforma on-line que disponibiliza todas as campanhas, comunicações visuais, artes publicitárias e tutoriais das ações de marketing para a clínica, bem como, outros materiais padrões para download.

O gerente deve ter acesso a esta plataforma para fazer download de todos os materiais necessários para as ações e campanhas prontas da clínica que forem aderidas pelo comercial. 

2. CONHECIMENTOS BÁSICOS QUE O GERENTE DEVE TER

Para desenvolver um trabalho eficaz na clínica, o gerente comercial precisa ter alguns conhecimentos básicos, o que fará toda diferença na prática do dia a dia.

Conhecer o manual de integração, o funcionamento dos setores comercial e setor de tratamentos e avaliação, bem como analisar o público-alvo e a concorrência, além de conhecer o perfil dos colaboradores e até mesmo o seu próprio estilo de liderança são alguns pontos fundamentais. 

Na sequência abordaremos esses principais conhecimentos que o profissional deve ter domínio.

2.1 Guia de integração

O guia de integração contém todas as informações essenciais para a clínica, o que inclui a missão, os valores, os tratamentos e os diferenciais oferecidos pela clínica.

O documento descreve a estrutura ideal para a clínica, além de detalhar os deveres básicos do colaborador e pontuar informações importantes como marketing pessoal, relacionamento, conservação do ambiente de trabalho, etc.

O profissional precisa conhecer o manual, que serve como um guia institucional, a fim de aplicar e manter os princípios básicos para desenvolver um trabalho de excelência e fortalecer a clínica.

2.2 Metodologia e operação comercial  

É dever do gerente:
– conhecer e entender todas as operações do setor comercial, pois somente com este conhecimento será possível desenvolver os processos do setor, acompanhar a equipe e alcançar bons resultados. 

Saber como funciona:

– a abordagem, a orientação de clientes, anamnese, protocolo de encantamento, a avaliação odontológica, negociações e processo de fechamento do tratamento é de extrema importância ao gerente.

Portanto, cabe ao profissional buscar os conhecimentos básicos no Guia Operacional Comercial que apresenta, por exemplo:

os indicadores comerciais, as mídias online e offline, planejamentos, acompanhamentos, atendimento ao cliente e muito mais.  

O gerente precisa conhecer todas as operações e processos do seu setor para desenvolver seu trabalho com eficiência e estar preparado para buscar as devidas soluções quando eventuais problemas surgirem. 

2.3 Avaliação Odontológica e Procedimentos Odontológicos  

É de suma importância que o gerente conheça este processo na clínica, ou seja, o funcionamento que o dentista faz para fechar o tratamento, entender mais sobre a abordagem, os tratamentos e materiais odontológicos.

Portanto, cabe ao profissional buscar esse conhecimento no Guia da Avaliação Odontológica e Procedimentos Odontológicos, o qual apresenta as procedimentos e especialidades ofertados, status dos pacientes, metodologia de avaliação e fechamento do paciente, dentre outros.

2.4 Público-alvo e concorrência  

O gerente precisa conhecer com propriedade os tratamentos que a clínica oferece, bem como identificar o público-alvo das determinadas ofertas.

Ter essas informações é primordial, pois facilita o planejamento de metas, garante a captação de leds, vendas, ocupação adequada dos consultórios e a satisfação dos pacientes. 

Conhecendo bem o público-alvo é possível ir sempre além, buscando o melhor atendimento, ofertas de tratamentos, busca por novos pacientes, parcerias, etc. 

Conhecer a concorrência também é de grande importância para identificar as ameaças e oportunidades, se abastecer das informações necessárias (pontos fortes, fracos, público-alvo, etc.) e buscar sempre o melhor caminho para se destacar no mercado. 

2.5 Equipe comercial 

Conhecer cada membro da equipe comercial é de grande importância para desenvolver um trabalho de qualidade na clínica.

O gerente precisa conhecer o perfil de cada um, seus sonhos e objetivos, pois assim é possível identificar suas potencialidades, explorar qualidades e garantir um bom trabalho no comercial.

Afinal, como vamos realizar os sonhos dos nossos pacientes sem conhecer os sonhos da nossa equipe? Conhecendo a equipe é possível ajudá-la a crescer pessoal e profissionalmente, como também, promover o crescimento da clínica.

Treinar e motivar faz parte do processo, mas conhecer cada colaborador faz com que seja possível trabalhar o melhor de cada um e, assim, engrandecer e fortalecer o trabalho em grupo.

2.6 Status pedagógico e contratual do aluno

É essencial o conhecimento dos status do paciente, tanto os de contrato quanto os tratamentos, datas de consultas.

Além de possibilitar que tudo esteja correndo conforme o planejado, proporciona grandes benefícios para a clínica, pois auxiliam no acompanhamento dos pacientes, permitindo conhecer exatamente a situação de cada um deles.

A partir destas informações, poderão ser organizadas ações específicas para cada caso e garantir a satisfação.

2.7 Metas e responsabilidades do setor comercial  

O gerente é o profissional responsável por alimentar a clínica com novos pacientes. Essa responsabilidade pode ser trabalhada pelo gerente por meio de suas metas mais importantes, que são: tratamentos pagos, vendas recorrentes, faturamento comercial, entre outras.

2.8 Contrato do paciente  

O contrato representa o acordo entre as partes interessadas a fim de criar obrigações e direitos, ou seja, aquilo que cada parte deve fazer, bem como o que elas têm direito a receber.

É dever do gerente conhecer o contrato do paciente e entender cada direito e dever dele dentro da clínica e com a clínica. 

2.9 Ações mensais

A GGS lança ações e campanhas comerciais padrões para toda a sua rede de clínica, são campanhas promocionais, de datas comemorativas, lançamento de tratamentos, dentre outras para promover a clínica e elevar o número de pacientes. 

Todas as campanhas lançadas pelo GGS estão no Marketing GGS Place.

2.10 Procedimentos e preços  

É de suma importância que o gerente conheça todos os procedimentos ofertados pela clínica, bem como os preços de venda e formas de negociação possíveis.

Conhecer cada procedimento de forma ampla permite que o gerente conheça seu público, bem como planejar ações direcionadas de acordo com a necessidade de cada paciente.

2.11 Código de Defesa do Consumidor  

Ter conhecimento básico sobre o código de defesa do consumidor é importante para quem presta atendimento ao paciente.

Por isso, é crucial que o gerente tenha entendimento sobre os direitos e deveres do consumidor (paciente) para evitar constrangimentos e possíveis problemas relacionado ao comercial.

2.12 Mídias trabalhadas na clínica  

As mídias são formas de atrair alunos para a clínica.

É indispensável que o gerente conheça cada uma delas, assim como conheça seu funcionamento e controle, para que bons resultados sejam alcançados.

As mídias são classificadas como online e offline. As online referem-se àquelas realizadas por meio da internet e redes sociais, como Facebook, Instagram e Google.

As offline são aquelas que não precisam do uso da internet para serem desenvolvidas, como campanha de indicação, renovação, parcerias, macro em escolas, carro de som, entre outras.

2.13 Ferramentas comerciais  

O gerente precisa conhecer as ferramentas tecnológicas que estão à disposição para melhor desempenhar suas funções. São elas:  

Sistema de Gestão da Clínica.

No Sistema de Gestão o gerente realiza boa parte de suas rotinas, desde o planejamento de metas, planejamento de ações, acompanhamento da equipe, conferência, preenchimento de relatórios de gestão, verificação de indicadores, preenchimento da agenda dos consultórios e muito mais. 

Marketing GGS Place

Neste espaço o gerente encontra materiais de apoio para o setor, guias operacionais e de rotinas, dentre outras ferramentas. 

CRM

O gerente e sua equipe têm acesso a todos os leads e pode fazer a gestão de agendamentos, comparecimento, faltas, fechamentos, resultados de cada CRC, metas e resultados.

E-mail

A clínica fornecerá um e-mail oficial ao gerente.

Ele deve utilizar o endereço eletrônico da clínica com responsabilidade e acessá-lo com frequência, pois boa parte da comunicação com os parceiros ocorre por meio desse canal.

WhatsApp Marketing

Ferramenta para aumentas as vendas e melhorar os relacionamentos com os clientes através do WhatsApp e em massa. Automatizar o envio de mensagens no WhatsApp fará com que você identifique mais rápido pessoas interessadas em realizar uma avaliação.

2.14 Estilos de liderança  

É importante que todo gestor conheça seu estilo de liderança (maturidade) e saiba que tipo de líder é ou deseja se tornar. Existem quatro tipos de liderança para usar como base, onde deve-se analisar dois fatores: TAREFA e RELACIONAMENTO.

A ação do líder divide-se em dois tipos de comportamento:

o comportamento de TAREFA, onde o foco é o envolvimento com o operacional e o comportamento de RELACIONAMENTO, em que o líder foca sua atuação na relação com a equipe.

2.15 Matriz 2×2  

A Matriz 2×2 é uma poderosa forma de acompanhar a equipe e avaliar comportamentos. Essa matriz permite avaliar os colaboradores através de dois importantes indicadores: APROVEITAMENTO e ESFORÇO.

Esforço é quando o colaborador está engajado e motivado em sua rotina. Já o aproveitamento é quando ele é bom no que faz e alcança bons resultados.

3. ROTINAS DO GERENTE

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ESTRUTURA PARA TREINAMENTO DE GERENTE COMERCIAL

3.1 ATIVIDADES DIÁRIAS

❖ Verificar seu e-mail oficial e demais meios de comunicação (WhatsApp, Telegram, Skype, etc.)

O gerente deve abrir sua caixa de e-mail oficial. Conferir os e-mails recebidos na caixa de entrada, pois boa parte da comunicação com os parceiros da clínica ocorre através desse meio.

Informativos importantes, lembretes, novidades, alertas das rotinas e resultados podem ser frequentes, por isso, todos devem ler e, se necessário, responder os e-mails recebidos o mais breve possível.

Da mesma forma, é preciso que a pessoa esteja atenta aos demais meios de comunicação utilizados (Telegram, WhatsApp, Skype), mantendo-se sempre atualizada sobre o que está acontecendo na clínica.

❖ Preencher a agenda virtual diária

A agenda virtual:

é uma ferramenta que apresenta, de forma resumida, as principais atividades e análises que o gerente deve realizar, apontando o que fazer/analisar e como fazer.

Seu objetivo é auxiliar o gestor na execução de suas principais atividades.

A agenda diária envolve informações importantes sobre os indicadores do comercial, como: vendas, contratos pagos, faturamento comercial, ticket médio dos pacientes.

Além disso, apresenta  informações sobre o desempenho da equipe (taxa de conversão naquele determinado dia, tempo produtivo de cada CRC, etc.).

A agenda funciona como um checklist das atividades, ou seja, como um “roteiro”:

que direciona e auxilia diretamente na realização das rotinas, de modo em que nenhum detalhe importante para os resultados fique esquecido. 

Desta forma, o gerente deve preencher a agenda virtual diariamente, identificando e analisando o que precisa ser visto e feito no dia.

❖ Fazer reunião com a equipe 

Reuniões com a equipe

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Proporcionamos soluções em gestão, marketing e vendas para impulsionar o crescimento da sua clínica ou consultório.

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